A visão estratégica expressa a percepção que ela tem do
seu passado, do seu momento atual e do direcionamento do seu futuro.
Expressa o conhecimento que sua empresa e/ou negócio tem de si mesma(o):
seus êxitos, seus fracassos, suas potencialidades, suas limitações,
suas certezas e os caminhos que pode e quer percorrer. A visão dá forma e
direção ao futuro do seu negócio, uma vez que mostra onde ele está e
aponta para onde ele quer chegar.
Esse conhecimento é fundamental para que o empreendedor
se organize para alcançar resultados cada vez melhores, de modo
consistente e sustentável. Sem o conhecimento do caminho percorrido e de
sua situação atual, é difícil para o empreendedor definir aonde quer
chegar e como pode chegar lá.
A visão estratégica dá unidade aos esforços que o empreendedor realiza para melhorar a qualidade dos serviços que presta. Cria condições para a transformação de ideais em realidade. Permite que todos os esforços que a empresa realiza, em qualquer área – administrativa… de apoio, de gestão, de relações, de infraestrutura – tenham unidade e sejam coerentes com o objetivo de obter um desempenho superior. É como uma bússola, mostrando a todos, de fora e de dentro do empreendimento, a direção na qual está caminhando.
A falta de visão começa no topo. Se você não mostrar um
senso de valores defendidos, visão de futuro, missão, objetivos, é
porque você não possuem nenhum desses elementos ou não consegue
comunicá-los adequadamente. A falta de visão de todo empreendedor também
pode ser explicada por um gerenciamento inconstante, pelo excesso de
novidades. Em todos os casos, o papel da liderança é fundamental.
A partir da visão estratégica (conjunto de valores,
visão de futuro, missão e objetivos estratégicos), a sua empresa tem
condições de elaborar o seu plano de suporte estratégico,ou simplesmente
plano estratégico, que envolve a definição de estratégias, metas,
planos de ação e responsabilidades (quem faz o quê, quando e como) num
determinado período (2 a 5 anos).
Como fazer
A construção da visão estratégica passa pela análise e
reflexão sobre a qualidade dos serviços que presta aos seus clientes
externos e internos (equipe de trabalho).
Implica a análise cuidadosa (autoavaliação) de sua
situação atual, considerando os aspectos de gestão, de recursos humanos,
de participação e de condições materiais de funcionamento.
Para construir essa visão estratégica o empreendedor deve, mediante um esforço de reflexão e análise:
a) identificar o conjunto de valores que permeiam todas
as atividades e relações que ocorrem no empreendimento, ou seja,
explicitar as crenças e convicções que defende;
b) definir sua visão de futuro, isto é, o que deseja ser no futuro, suas aspirações;
c) identificar sua missão, isto é, qual o seu propósito;
d) estabelecer seus objetivos estratégicos (objetivos de
longo prazo), ou seja, mostrar com o que está comprometida e para onde
está indo.
Para uma boa definição da visão estratégica é importante considerar os seguintes pontos:
a) que tipo de empreendimento se deseja ter?
b) o que se quer que as pessoas falem da empresa como resultado do trabalho conjunto?
c) quais valores são importantes para a empresa?
d) de que modo essa visão representa os interesses dos clientes da empresa e os valores que a empresa defende?
e) como será a sua empresa quando se atingir essa visão?
O enunciado da visão estratégica de nossa empresa, após análise e reflexão, deve ser:
a) claro;
b) envolvente;
c) fácil de memorizar;
d) compatível com os valores da empresa;
e) ligado às necessidades dos clientes;
f) visto como um desafio, ou seja, difícil mas não impossível.
Finalizando, você pode adequar as questões acima mencionadas a qualquer tipo de empreendimento em que você esteja a desenvolver.
Então, o post acima foi claro e objetivo, concorda ou discorda, teça comentários.
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